Gestão centralizada de backup: veja como é fácil realizar a gestão em um console web
- Publicado em: 27 de março de 2018
- Autor: Gabriel Goltz
Seja qual for o porte de uma organização, cada vez mais empresas trabalham com informações relevantes descentralizadas. Pense na sua companhia. Ela provavelmente tem unidades, departamentos e tipos de usuários diversificados que trabalham com dispositivos móveis e que estão, a todo momento, fornecendo e acessando dados relevantes para o negócio, correto?
Toda essa complexidade da gestão e segurança de dados e de informações dificulta a gestão centralizada de backup das empresas. Mas por que isso acontece? Imagine uma empresa com parte da equipe trabalhando internamente e parte atuando de forma remota. Essa mesma companhia também tem diferentes departamentos e filiais. Essas diferentes fontes de dados precisam ser administradas e passar pelo processo de backup. Mas como conseguir fazer isso de forma eficiente e segura?
A importância de fazer uma gestão centralizada de backup
Seguindo o exemplo que comentamos no parágrafo anterior, em que cada usuário e cada parte da organização – departamentos e filiais – fazem um backup à sua maneira. Alguns vão seguir o protocolo e realizar o procedimento uma vez ao dia, enquanto outros vão ignorar essa gestão de dados e comprometer a segurança de informações da empresa.
Além disso, dentro de uma organização é comum que os diferentes usuários, departamentos e filiais trabalhem com tecnologias diferentes, seja de sistemas operacionais, seja de plataformas. Todo esse contexto dificulta para uma empresa fazer uma gestão centralizada de backup internamente, mas isso é possível com um serviço de gestão centralizada de backup em nuvem.
Com uma solução como a 2CLOUD Backup, a sua organização conseguirá fazer a gestão centralizada de backup de todos os dispositivos corporativos, departamentos e filiais em um mesma console em nuvem. Não será um problema, nesse caso, que a sua organização trabalhe com diferentes sistemas ou versões de aplicativos, porque não será necessária a padronização ou a conversão desses dados.
Uma das vantagens da gestão centralizada de backup é que ela melhora o controle de todas as informações da sua organização porque permite que a gestão dos dados seja feita em um único local. Isso simplifica a gestão do backup e dos dados, economizando horas da equipe de TI e reduzindo significativamente as falhas nesse processo e o risco de ocorrerem problemas pela falta de backup em alguma parte da organização.
No caso da solução 2CLOUD Backup, única do mercado que oferece essa gestão centralizada de backup em um console web, a sua organização ainda terá a vantagem de acessar as informações sobre o backup de todas as partes do negócio de qualquer lugar.
Assim, o gerente de TI da sua organização que estiver em viagem de trabalho para, por exemplo, fazer um curso fora do país, poderá remotamente acessar o status do backup da sua organização e resolver algum problema que possa ocorrer nesse processo.
No console web, ele poderá verificar o “quadro completo” do backup da sua empresa e aprofundar-se em cada filial, departamento, console e ambiente (heterogêneo ou não) para saber onde alguns backups podem estar falhando ou sendo adiados pelos usuários.
Assim, a gestão centralizada de backup é uma importante aliada da sua empresa ao minimizar as “falhas de usuários” – que incluem a decisão de um colaborador de adiar, dia após dia, o backup dos dados porque eles “roubam” a banda da internet dele.
Quando esse usuário “descuidar”, o backup tentará ser feito. E mesmo que o usuário evite-o ao máximo, o gestor da sua TI identificará o problema e poderá exigir que aquele backup seja feito – afinal, o seu colaborador está sendo pago por aquele trabalho e tem a obrigação de fornecer os dados relevantes para a sua empresa.
Trabalhando com um console web de gestão centralizada de backup, a sua empresa ganhará em agilidade e segurança na gestão de dados, além de facilidade com o backup automatizado, economia de tempo da equipe de TI e a praticidade de fazer o controle de informações de forma remota.
Além disso, ao contratar uma empresa como a 2CLOUD, a sua organização terá o diferencial da nuvem premium, com o acompanhamento permanente da sua infraestrutura na nuvem. Quando a sua organização crescer e estiver próxima de atingir o limite do armazenamento de dados, vamos avisar você e propor alternativas que levam em conta os cenários futuros e projeções para o seu negócio.
Com isso, a sua organização não terá problemas por crescer rápido demais nem precisará fazer um grande investimento em infraestrutura para comportar esse novo momento. Entre as possibilidades que podemos oferecer para a sua organização, quando ela precisar de mais espaço de armazenamento, está a de aumentar esse espaço ou otimizar os seus recursos.
Ficou interessado(a) na gestão centralizada de backup? Então entre em contato conosco para receber uma avaliação dos nossos especialistas e para saber como podemos ajudar a sua empresa a crescer com uma gestão mais facilitada e segura de dados.