Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.

Blog

Buscamos conhecimento e compartilhamos!

Saiba mais

Lançamento Veeam v11 inclui novo recurso de Proteção Contínua de Dados

  • Publicado em: 1 de março de 2021
  • Autor: Gabriel Goltz
Lançamento Veeam v11 inclui novo recurso de Proteção Contínua de Dados

A Veeam lançou na semana passada o Veeam Backup e Replication versão 11, e a 2Cloud acompanhou esse evento pra te mostrar as novidades. A tão aguardada versão 11 trouxe uma série de recursos aguardada a tempos, e que demonstram e reforçam o porquê a Veeam é líder de mercado neste setor. Entre os mais de 150 recursos e melhorias, separamos os principais pra te mostrar:

 

  1. ­Proteção Contínua de Dados

Provavelmente o recurso mais aguardando de todos, o CDP – Proteção Contínua de Dados – permite replicar VMs de forma contínua de um local para outro, permitindo RPOs (Recovery Point Objective) de poucos segundos. Na prática, significa que se você tiver algum problema com seu ambiente de produção, a perda de dados será de poucos segundos, o que é ideal para sistemas críticos.

Esse recurso – que no primeiro momento só está disponível para ambientes VMware –  funciona com APIs que não se utilizam de snapshots, os I/O Filters, permitindo dessa forma a replicação de forma constante e sem instalação de agentes no sistema operacional. Alguns player fornecem o CDP como um produto separado. Na Veeam você aproveita essa funcionalidade na mesma ferramenta e com a mesma licença universal.

 

  1. Arquivamento na Nuvem

Outro recurso muito esperado era o arquivamento na nuvem, que permite reduzir até 20x o custo a longo prazo. Nessa opção do chamado Archive Tier, conseguimos usar como destino dos backups as área de storage ‘frio’ da AWS (Glacier) e Azure (Blob). Na prática, esse recurso permite livrar-se dos complicados backups em fita, automatizando o ciclo de vida dos backups para que os mais antigos, fiquem em áreas mais frias (e baratas). Imagine um hospital, que precisa manter arquivos de imagens gigantes por vários anos. Com essa nova opção, podemos configurar para que todos os arquivos com mais de 180 dias sejam movidos para o Glacier como na imagem abaixo.

 

  1. Proteção Melhorada em Repositórios Linux

Uma funcionalidade que veio pra trazer mais proteção aos backups é a chamada imutabilidade para os repositórios Linux. Ativar essa opção significa impedir que os arquivos de backup sejam modificados ou removidos, coibindo a ação de hackers ou malwares.

 

  1. Recuperação Instantânea Melhorada

A versão 11 também trouxe avanços excepcionais na Recuperação Instantânea. Agora o Instant Recovery – antes restrito ao virtualizador VMware – também permite restaurar QUALQUER backup para Hyper-V . Também é possível restaurar compartilhamentos de arquivos NAS e bancos de Dados MSSQL e Oracle em poucos minutos, permitindo RPOs e RTOs de poucos minutos. Dessa forma, bases de dados recuperadas podem entrar em produção diretamente do backup em poucos minutos e independente do tamanho, com todas as alterações gravadas em cache.

 

A nova versão já está disponível para download, e as funcionalidades estão disponíveis de acordo com a sua licença do Veeam.  Os clientes das soluções 2Cloud para proteção de dados já podem usufruir no seu ambiente de todos os benefícios desta poderosa solução.

 

Acompanhe nosso blog para mais novidades!

 

Murilo Lang é consultor técnico na 2CLOUD TECNOLOGIA e especialista em soluções de Backup e Recuperação